4 Regras de ouro para a alimentação no verão


Aqui vão 4 regras que eu acho super simples de seguir e que me têm ajudado imenso e vão ser muito importantes agora para as férias e verão. Espero que também vos ajude.
1 - Regra da compensação: 

Procure compensar, sempre que possível, dentro de um mesmo dia. Evite pensar no dia seguinte, pois este ainda é incerto.

O almoço foi muito pesado? No lugar de jantar prefira frutas, iogurte e cereal ou prepare uma salada.

O dia todo foi de muita comilança? No dia seguinte faça um controle comendo um pouco menos: 4 porções de pão ou cereal ( dar preferência aos integrais) 3 porções de fruta (melão, melancia, abacaxi),

Prefira carne branca - peixe ou frango, consuma vegetais à vontade (sopas e saladas)

Evite: embutidos, queijo, gorduras e doces e sentir fome e culpa

Atenção: no terceiro dia volte ao seu esquema normal, pois já é suficiente fazer um dia de dieta de baixo valor calórico.


2 - Regra do mexa-se: 

No verão, a praia ou até mesmo a cidade são um convite às actividades físicas, portanto podemos queimar mais calorias agitando-se.

Estar de férias não significa deixar-se tomar pela preguiça. Aproveite o tempo para por o corpo em ordem, ele merece! O exercício é uma fonte de prazer, aproveite!

Queima calórica das actividades físicas praticadas durante 1 hora:

- caminhada: 200 a 300 cal
- bicicleta: 300 a 350 cal
- pingue-pongue: 310 cal
- brincando na água: 180 a 250 cal


3 - Regra da hidratação: 

Nos dias de calor nosso corpo sofre e precisa manter a temperatura interna, com muito sol “ele pensa que vai desidratar “então fica absorvendo e retendo líquidos na busca de “refrigerar”. Para reduzir os inchaços do verão:

a) Evite comer alimentos muito salgados (embutidos, churrasco, queijos, salgadinhos);

b) Beba muita água: estima-se que em condições normais o corpo humano necessita de 30 ml de água por kg de peso, de 2 a 3 litros por dia, pode ser com limão ou como chá gelado, mas sempre nos intervalos e após as refeições. Mas, evite beber mais de 200 ml junto à refeição, pois temos a tendência de mastigar pouco e comer muito rápido.


4 - Regra do equilíbrio: 

Procure combinar alimentos muito calóricos com alimentos menos calóricos. Por exemplo: quando comer salgadinhos, coma frutas também.

Com as carnes (churrasco) acompanhe de saladas verdes. Junto com a cerveja, beba água ou até mesmo um refrigerante light.

Na praia intercale o gelado e a salada de frutas. Intercale fritos com alimentos cozidos ou assados.

Desta forma seu verão deixará apenas lembranças boas.
Share on Google Plus

About Sandra Tez

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário